Papo sério, guloseimas e afins.

Sorte do dia:
"Ah se eu pudesse sacar meu revólver" (Madre Teresa de Calcuta)

“Não há nada que uma boa paulada na nuca não resolva” (Mahatma Gandhi)

“But we can, you kow we can Let´s lynch the landlord man!!!” (DEAD KENNEDYS)

“Take’em all, take’em all Put’em up against a wall and shoot’em Short and tall, watch’em fall Come on boys take’em all!!!” (COCK SPARRER)

12/03/2010

Glauco in the Sky with Diamonds

 Glauco e Henfil, por Simon

E mataram o Glauco... Socorro! Tanta gente podre viva por aí, tanta gente que prejudica a vida de toda a gente .... E mataram logo o Glauco.

Sabe no filme "Cidade de Deus", quando o Cenoura fala por cara que matou o Bené: "Tu matou o malandro mais sangue-bom do morro"..... A sensação é exatamente essa.

Eterno Glauco, por Caio Schiavo

Jamais pensei que fosse ficar realmente triste com a morte de alguém que eu só tinha visto aqui e ali, mas nunca trocado um "a"... Assim como a morte de um parente ou de um camarada, custo para acreditar no que está rolando mesmo, fica um sentimento de "não é possível", uma vontade de fingir que não aconteceu isso... Mas não dá... é vida que vai, não volta ninguém.

Como a maioria do pessoal da minha idade (vinte e poucos, hehe), comecei a ter contato com o Glauco por meio do Geraldão e Geraldinho. E, na real, não gostava muito não. Aliás, podem até me atirar pedras, mas das charges do Glauco que tratavam meramente sobre comportamento, acho que eu curtia só os Neuras. Os demais personagens, sei lá, não faziam minha cabeça não.

Para mim, o lado incrivelmente bom do Glauco era o que falava sobre política apodrecida, sociedade apodrecida e outras mazelas do cotidiano apodrecido. Quando descobri esse lado dele, na Chiclete com Banana e na Revista Careta (a da década de 80) minha visão do seu trabalho mudou totalmente. Um humor ácido demais (e sendo o Glauco, nem tinha como ser diferente)! Dedo no olho demais! Era (e ainda é) sempre esse lado que buscava nos trabalhos dele.

E logo alguém que você admira tanto, morre de uma forma tão desgraçada, estúpida, numa situação doentia para qualquer um, mas que dá ainda mais angústia e perplexidade quando acontece com alguém que você sente uma baita afinidade com as idéias.

Glauco e Henfil, por Caio


Dá muita tristeza também ver como o assunto é tratado pela mídia. Não só pelo fato de que os jornais ficaram o dia inteiro explorando a morte para exigir mais repressão policial sobre a sociedade, como se isso acabasse com a violência urbana. Aliás, novamente aquelas pombas brancas da paz típicas da classe média começam a voar por aí, sem saber pra onde vão, nem pra quê e muito menos como chegam lá, aliás não sabem nem como pousar e nem o que significa essa tal de "paz" pela qual elas tanto batem suas asas.

Mas também dá tristeza por conta dos urubus que não esperam nem o cadáver esfriar para começar a lucrar em cima. Exemplo mais carniceiro de todos só podia ser da Folha. Além de usar a morte de Glauco para faturar ainda mais com as vendas da livraria do jornal, na sua manchete sobre o assunto não deixou por menos: "Cartunista DA FOLHA, isso mesmo, DA FOLHA, OUVIRAM BEM, DA FO-LHA, Glauco (da Folha) é baleado e morre aos 53 anos".... que desgosto... Sem contar o fato de que a grande mídia corporativa está com essa tendência de lembrar apenas das charges mais "inofensivas", sobre sexo e curtição basicamente... E até o próprio José Serra enclausurou o pobre Glauquito sob um rótulo de "crítico dos usos e costumes"... Seria só isso mesmo, Vampirão Gripado?

Agora, o que não gera apenas tristeza, mas provoca até fúria, são os comentários postados na Internet, em matérias da Folha, Estadão, na comunidade do Glauco do Orkut e etc. Um bando de cretinos de todas as estirpes, latindo toneladas de retardadices mentais, utilizando-se da morte do Glauco para vomitar seus preconceitos e sua burrice intrínseca de classemedianos... Se você já está perdendo seu tempo lendo isso aqui, nem se aventure por essas bandas, pois há risco da úlcera ser bombardeada!

Mas chega desse lero-lero! Visitem o blog do Universo HQ, que está fazendo uma homenagem fantááástica ao Glauco, de onde retirei esses desenhos aí de cima.

Aliás, o cabo do scanner sumiu na mudança aqui no apê, então não consegui postar os trampos que eu mais gostava dele, mas ainda assim coloquei algumas charges aleatórias de primeira categoria!

 E amanhã, no jornal... Quando abrir o caderno das charges, espera encontrar o quê?

 Angel Villa, Glauquito y Laerton

6 comentários:

  1. SHOWWWWWWWWWWW DE BOLA HOMENAGEM MERECIDISSIMA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Soraia Abreu Pedrozo14 de março de 2010 às 19:21

    tim tim é cultura. sempre!!!
    é puro talento esse garoto!!!
    amei querido!!!
    um beijo e muitas saudades!!!
    sorôco

    ResponderExcluir
  3. Oi sou amiga da Luiza que foi sua alun ana ACEPUSP, a que tinha duas cicatrizes no rosto.
    parabéns pelo seu post...sei exatamente o que vc sente, conheci o Glauco e o filho dele de perto mesmo, a ponto de poder chama-lo de padrinho (é assim que "nós"Daimistas chamamos aqueles que fundam um igreja) sentia e sinto um enorme carinho por ele, afinal ele sem ao menos dizer nada ensinou e ensina a muita gente, a perda dele é totalmente inaceitavel, incabivel na minha pobre cabeca adolescente, mas é exatamente oq vc falou,tanta gente no mundo pra morrer e matram logo Glauco" fui ao velório e ao enterro, e sinceramente dentre muitas imagens chocantes aquela que vi nunca foi tao chocante pra mim, ver pai e filho mortos um ao lado do outro e serem enterrados juntos, é de deixar nosso coracao pequeno e nossos olhos cheios de lágrimas. sempre que penso que algum dia voltarei ao Ceu de Maria (igreja que Galuco fundou) penso que verei ele sentadinho quietinho tocando sua sanfona, ao lado filho que estaria sorrindo e tocando seu violao. o mais incrivel foi ver que no rosto deles estava estampado uma serenidade, e por mais incrivel que pareca no rosto de seu filho Raoni dava pra ver um leve sorriso. é mais um dos absurdos que acontecem pelo mundo, mas esse é de longe o pior de todos.

    Tim muito obrigada por expor esses sentimento pelo Glauco. tenha a certeza que hj nós compartilhamos a mesma Dor.

    se quiser contato...

    dantas.gabriela1@hotmail.com

    até mais ver Tim.

    ResponderExcluir
  4. Ah Tim, que foda!!!

    Muito rico!

    Beijos!!!

    Naty

    ResponderExcluir
  5. Parabéns tim, muito boa a homenagem.
    E ótima seleção de quadrinhos do Glauco.

    ResponderExcluir

Comentar é bom, divulgar o blog é melhor. Ah e comentários ofensivos desaparecerão feito mágica!