Papo sério, guloseimas e afins.

Sorte do dia:
"Ah se eu pudesse sacar meu revólver" (Madre Teresa de Calcuta)

“Não há nada que uma boa paulada na nuca não resolva” (Mahatma Gandhi)

“But we can, you kow we can Let´s lynch the landlord man!!!” (DEAD KENNEDYS)

“Take’em all, take’em all Put’em up against a wall and shoot’em Short and tall, watch’em fall Come on boys take’em all!!!” (COCK SPARRER)

01/08/2010

A batucada de Philip Glass e Robert Crumb

CHEGA! Chega da Mércia, chega do Bispo, da menina Isabela, dos Nardoni, da menina Eloá, do goleiro Bruno, do Macarrão, do Spaghetti, do Gil Gomes e do Alborghetti! Sim! Existe vida fora desses noticiários policialescos (aliás, só há vida fora deles mesmo...)!

Meus amores, vamos falar de arte um pouquinho!

Neste exato momento, enquanto vocês se informam no blog mais quebradeira do quarto andar do meu prédio, estão passando pelo Brasil dois artistas inomináveis, figuras ímpares, mestres em seus campos de atuação: Philip Glass e Robert Crumb! (poizé, eu também dei gritinhos e pulinhos colegiais abanando as mãos quando fiquei sabendo)

PHILIP GLASS



Esse passou rapidinho por aqui. Na verdade, no dia 30 de julho se apresentou no Equador e aproveitou para participar da abertura da instalação “A Soma dos Dias”, em parceria com o artista plástico Carlito Carvalhosa, em 31 de julho, lá na Pinacoteca de São Paulo. Sua passagem por SP ocorreu pois alunos da Escola de Música de São Paulo – Tom Jobim executarão algumas obras  de Phillip Glass nas instalações de Carvalhosa. Leia a nota no próprio site da Pinacoteca.

Não é a de hoje que ele conhece a nossa batucada. Já gravou Days and Nights in Rocinha” (1997), escrita após uma visita à favela da Rocinha, e "Águas da Amazônia" (2006) com o Uakti, álbum magnífico e que você encontra aqui n'A CORTIÇA. Para saber mais sobre o compositor, acesse seu site aqui.

Veja e ouça esse trecho de um de seus trabalhos mais impressionantes, "Koyaanisqatsi" (1982), dirigido por Godfrey Reggio.

Ah, mantenha a calma! Em breve você poderá obter o filme completo e sua trilha sonora genial n'A CORTIÇA mais próxima de você! Enquanto isso, vá se deleitando com uma das trilhas sonoras mais marcantes de Philip Glass clicando aí embaixo da capa (mas não é para chorar, hein)


ROBERT CRUMB


Ah, para esse vamos dedicar um pouco mais de espaço...

Se você sair um pouco do universo de HQs padrão "Marvel/DC" irá se maravilhar com o admirável mundo novo que se abre a sua frente. E, sim, nessa "Pandora" há um deus: Crumb! Não que ele seja o criador de tudo, mas é reverenciado por todos (inclusive pelos mais ateus). Com o devido perdão dos outros grandes, Crumb é a figura viva mais importante da HQ mundial.

Um dos personagens mais marcantes da contra-cultura da década de 60, nosso ilustre  tocador de banjo do "R. Crumb and his Cheap Suit Serenaders" vai dar uma voltinha pelo Brasil para a edição de 2010 da FLIP, a Festa Literária Internacional de Paraty. Veja a matéria aqui no site do evento.

Entre as criações imortais do artista estão Mr. Natural e Fritz, The Cat (este já mostrou suas garras aqui n'A CORTIÇA). Para ter um vislumbre mais completo da sua obra, acesse o site de Crumb bem aqui.

Veja esse trecho do documentário "Crumb" (1994), dirigido por Terry Zwigoff
Quer ver inteiro, então pegue o torrent aqui embaixo e divirta-se.


E que tal se, antes de ir dormir, você mergulhasse em algumas de suas obras?! Bom, lá vai...

Em inglês, há três arquivos com muita coisa extraordinária.

Ah! Clique nos nomes embaixo das capas....


 "Blues"


... E nunca mais dê um centavo para o Tio Patinhas novamente, certo?!....QUAC!!!

2 comentários:

  1. Opá... Grande Crump!!! Outro trabalho dele q vale a pena conferir... pouco falado mais muito foda, a capa do Cheap Thrills, álbum da Janis Joplin ainda com a Big Brother...bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá, curti o post, vou tentar colocar meu ingles em prática para conhecer...
    valeu
    Gabriela

    ResponderExcluir

Comentar é bom, divulgar o blog é melhor. Ah e comentários ofensivos desaparecerão feito mágica!