Papo sério, guloseimas e afins.

Sorte do dia:
"Ah se eu pudesse sacar meu revólver" (Madre Teresa de Calcuta)

“Não há nada que uma boa paulada na nuca não resolva” (Mahatma Gandhi)

“But we can, you kow we can Let´s lynch the landlord man!!!” (DEAD KENNEDYS)

“Take’em all, take’em all Put’em up against a wall and shoot’em Short and tall, watch’em fall Come on boys take’em all!!!” (COCK SPARRER)

21/06/2010

FUTEBOL, FASCISMO E COMUNISMO

Bem, amigos d'A CORTIÇA, falamos ao vivo diretamente da puta que o pariu! Autoriza o árbrito! Abrem-se as pernas... ops, as cortinas: CÓPULA DO MUNDO!!!


Vuvuzelas! Encoxadas! Copa do Mundo é quase que um reveillon fora de época. Cada jogo é como se fosse um carnaval de um dia. Em minha mansão neoclássica todos os bródis & sistas  aparecem para poder curtir a farra sem ter que arrumar a bagunça da sala e da cozinha depois! Mas a cada chute ao gol sempre alguém nos recorda: "Enquanto isso, mil pessoas morrem de fome na África a cada hora..."! Imediatamente esse "alguém" é alvejado na testa por uma lata de cerveja e é linchado com amendoins e batatas, e tudo volta ao mesmo retardadismo mental típico de Cópula do Mundo.

Bolinações, bebedeiras e fanfarronadas à parte, essa emoção toda do futebol não pode deixar que a gente se esqueça de algo importante. Questões sociais? Dilma vs Serra, o Terrível? Meio-ambiente? Não, nada disso. Foi-se o tempo em que dava para ficar apontando para esses espetáculos mundiais futebolísticos e rotular tudo como "pão e circo", "ópio do povo" e etc, achando que com isso as massas populares despertariam de sua letargia e, enfim, abandonariam o gramado para eregir barricadas,! QUIA QUIA QUIA! Será então que só nos resta torcer pra Coréia do Norte?!

Que os esportes são utilizados para retardadismos mentais generalizados, isso não há dúvidas há pelo menos uns 2000 anos. Independente disso, é chegada a hora d"A CORTIÇA mostrar gingado e categoria, molejo e raça, futebol no pé, com muito samba e cachaça. Já que o Dunga não me escalou, recomendo aqui alguns bons vídeos para vocês assistirem entre os jogos da seleção (aifnal de contas, quem é que aguenta continuar assistindo novamente às reprises dos jogos das Copas passadas?).

FASCISMO E FUTEBOL

Documentário espetacular produzido pela BBC, em 2009, demonstra como Mussolini, Hitler e Franco utilizaram o futebol para reforçar a propaganda do nazi-fascismo conquistando mais apoio popular.

 
A segunda edição da Copa do Mundo foi realizada na Itália em 1934, no auge do governo fascista de Benito Mussolini. A vitória da Itália atenderia aos seus intresses de demonstrar o poder do Fascismo à população. Chegou a criar um outro troféu (além do da FIFA). A “Coppa Il Duce”, uma homenagem a si próprio, era imensa perto da pequena taça dourada oferecida pela FIFA à seleção campeã.
 
Na Alemanha, o futebol também foi utilizado politicamente pelos nazistas. Em 1938, o país disputou o Mundial reforçado com jogadores da Áustria, anexada em março daquele ano. O documentário também mostra a relação do ditador espanhol Francisco Franco com o futebol. E apesar de não gostar particularmente de futebol, viu no esporte uma forma da Espanha passar a ser conhecida positivamente no exterior, sendo que o Real Madrid foi um instrumento-chave para tal feito.

Veja um trecho do vídeo (em inglês) aqui

Se não estiver com tanta pressa assim, pegue o vídeo inteiro nos links abaixo (mas não tem legenda, hein)
BBC Four: Fascism and Football (2009)
DVDRip - Inglês - 59 mins - XViD - 550 Mb

COMUNISMO E FUTEBOL

De promessa de liberdade em promessa de liberdade, o stalinismo foi uma das piores jaulas desenvolvidas no século XX. No mesmo ritmo do filme recomendado acima, a BBC produziu outro chamado "Comunismo e Futebol", também de 2009, onde o Stálin é o ditador da vez a utilizar o futebol para propagandear seu regime ditadorial como algo bom e benéfico ao povo.


Muito bem produzido, o filme é de grande importância pois demonstra também como que a população se utilizava do próprio futebol para formular métodos de resistência ao governo de Stálin, o Piedoso!

Veja um pequeno trecho (sim, em inglês) aqui

E se quiser ver mais desse documentário impressionante, eis os maravilhosos links (não, não tem legenda!)
BBC Four: Communism and Football (2009)
DVDRip - Inglês - 59 mins - XViD - 550 Mb

Poizé! Assim como você, eu também acho que Vargas, o Justo, Médici, o Implacável, e muitos outros mereceriam documentários dessa mesma linha também.



E além desse filmes fantásticos, procure dois livros bem interessantes sobre futebol (clique nos nomes para ver do que se trata):

Gilberto Agostino.
 
Franklin Foer.



Ah, e para que o "CALA BOCA GALVÃO" não se transforme em "CALA BOCA GORDÃO", encerro esse post com uma das partidas de futebol mais idiotas que eu já vi, mas que vai te proporcionar ótimas risadas (desde que seja um intelectualóide com aquele ar de que ainda vai fazer um pós-doutourado sobre Platão).

"FUTEBOL DE FILÓSOFOS",  mais uma dos fantásticos Monty Phyton! No clássico Alemanhã vs Grécia, fica claro quem é quem na peleja futebolística!
 

Sim! FU-TE-BOL filosófico! Pois "Café Filosófico" é classe-média-afetada-com-requintes-de-intelectualidade-pós-moderna demais pro meu gosto (como diz o Helião Cramulhão "é essa galera que vai pro Espaço Unibanco de Cinema e come pipoca de garfo")!

QUIA QUIA QUIA!
VAI CURÍNTIA, LÍDER ISOLADO DO BRASILEIRÃO!

E ATENÇÃO!!! Acaba de chegar à redação d'A CORTIÇA!!

Entre outros problemas (além de um péssimo futebol e dependência de resultados de outros jogos), a seleção dos Estados Unidos precisa enfrentar os próprios estadunidenses nessa Copa do Mundo. Todo um time de terceira divisão extremamente reacionário que odeia futebol e tudo o que possa lembrar algum esporte mais popular.

 
Vejam como a direita dos EUA (des)trata o futebol:

- Dan Gainor, analista do Media Research Center. “O futebol é um jogo de pobre. A esquerda está impondo o ensino de futebol nas escolas americanas, porque a América está ficando bronzeada”, escreveu, associando a popularidade do futebol acima do rio Grande com a crescente migração dos mexicanos para os EUA.

- Matthew Philbin, ideólogo do centro de pesquisas de direita Culture and Media Institute. “A mídia liberal sempre se sentiu desconfortável com o fato de sermos únicos entre as nações, sermos líderes; e os esquerdistas são contra nossa rejeição ao futebol, da mesma maneira que são contra nossa rejeição ao socialismo”, fez a analogia, incomodado com a audiência dos jogos da Copa serem maiores que as finais da NBA, a típica e norte-americaníssima liga local de basquete.

Quer mais? Leia essas e outras pérolas dos reaças dos EUA aqui nesta matéria

2 comentários:

  1. Nossa! tudo isso é a provação de que copa do mundo é mais uma forma de alienação vindo das idéias que o poder quer implantar. Incrível como ainda funciona...
    Gostei muito do blog Tim.
    Depois de tanto tu comentar na aula, resolvi visitar aqui.
    É... não perdi meu tempo. Parabéns!

    até...

    ResponderExcluir

Comentar é bom, divulgar o blog é melhor. Ah e comentários ofensivos desaparecerão feito mágica!